Carnaval 2018: aplicativo alerta para shows do Recife e reúne serviços

Aplicativo do carnaval do Recife permite criar alerta para shows e eventos específicos (Foto: Katherine Coutinho)

Programação completa e mapa dos polos podem ser consultados pela plataforma. Prefeitura vai oferecer acesso gratuito à internet.

Os foliões que vão brincar o carnaval no Recife vão poder acompanhar todas as novidades da festa de Momo através do aplicativo Carnaval Recife 2018. A plataforma traz todos os detalhes da programação oficial, com a opção de adicionar os eventos que quiser a uma agenda pessoal e ser alertado no dia.

O programa foi lançado nesta sexta-feira (26) e já está disponível nas plataformas Android e IOS, nas versões em português e em inglês. Entre as novidades estão mapas que trazem opções de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, postos de saúde, banheiros, opções de roteiros e outros serviços importantes, especialmente para o turista.

Além do aplicativo, a prefeitura adiantou que a rede do Conecta Recife, que oferece wifi grátis, está sendo ampliada para o carnaval, com 104 pontos de acesso gratuito à internet no entorno do Bairro do Recife. Nas proximidades do principal polo da festa, no Marco Zero, a plataforma tem capacidade de estabelecer até sete mil conexões simultâneas.

Para ter acesso ao serviço, basta buscar o sinal nomeado “Conecta Recife” e solicitar a conexão. A rede não exige senha e não é necessário fazer cadastro.

Mapa do aplicativo do carnaval do Recife traz informações sobre polos e também serviços, hospedagem, entre outros (Foto: Katherine Coutinho)

Aplicativo

Ao baixar o aplicativo, que é gratuito, o menu leva o usuário à uma gama de opções, com programação, selfie de carnaval, serviços e mapa.

Na área destinada à programação, que conta com mais de 2 mil eventos, é possível pesquisar por data, por polo cultural ou por artista. A listagem conta com todos os detalhes dos polos centralizados e descentralizados, incluindo data, horário e local das prévias, shows, encontros de maracatu, concursos de porta-estandarte, acertos de marchas de blocos líricos e outros eventos oficiais.

O folião pode ainda escolher os eventos que pretende ir e adicioná-los a uma agenda pessoal. Para isso, o usuário deve clicar no evento e selecionar a opção ‘Adicionar a minha agenda’. O aplicativo irá produzir um alerta 45 minutos antes do horário programado da festa. Para visualizar a sua programação pessoal o folião pode ir até a opção “Minha Agenda”, no menu secundário.

Serviços

Na opção de serviços, também é possível acessar uma aba com “Outros eventos” que não integram a programação oficial. Os produtores culturais podem solicitar que seus eventos sejam incluídos no aplicativo por meio do hotsite do carnaval. Para isso é preciso enviar detalhes da programação, como endereço, local, horário e atrações da festa.

Além disso, o usuário vai poder acessar uma listagem de serviços com opções de hospedagem, entre pousadas e hotéis; alimentação, incluindo bares e restaurantes; telefones úteis, como achados e perdidos, delegacias e aeroporto; passeios, com roteiros turísticos e atrativos da cidade; postos de saúde, lidtagebs de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento de plantão e pontos de apoio do Samu; centrais de atendimento ao turista e pontos do Conecta Recife.

A aplicação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, que conta também com parcerias com o Cittamobi e o Spotify, com o objetivo de manter o folião mais informado e conectado ao frevo.

Selfie do carnaval

O clima de festa invade também as fotos e redes sociais. Com o aplicativo, o folião vai poder tirar fotos com molduras de carnaval. Os temas seguem a linha da decoração do Recife, que este ano tem o tema “O verdadeiro carnaval de rua do Brasil”, através do cartum com assinatura de nove humoristas gráficos pernambucanos.

As molduras incluem o Rei do Momo, Caboclo de Lança, Maracatu e os homenageados do Carnaval 2018, Jota Michiles e Nena Queiroga. As fotos podem ser compartilhadas automaticamente nas redes sociais escolhidas pelo usuário.

Edição:Robson Ouro Preto