Câmara de Vereadores de Carpina aprova Projetos de Lei que valorizam a Educação Física e a sociedade

 Câmara de Vereadores de Carpina aprova Projetos de Lei que valorizam a Educação Física e a sociedade

Proposta foi sugerida por professores de educação física de Pernambuco

 

A Câmara de Vereadores de Carpina aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (12) dois Projetos de Lei de autoria do delegado Antonio Resende que valorizam a Educação Física e a sociedade. A proposta foi sugerida pelos professores de educação física André Nogueira e Lúcio Beltrão, de Carpina que tiveram papel decisivo na elaboração e aprovação das duas leis.

A 1ª Lei prevê a criação da “Semana Municipal de Educação Física” a ser comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de setembro, tendo o dia 1º de setembro (Dia Nacional do Profissional de Educação Física), como a data principal de sua programação. A 2ª Lei protege a sociedade e garante o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) que é clara quando diz que a educação física é obrigatória em toda a educação básica (Art. 26, § 3º). C

Considerando que várias escolas (públicas e privadas) no estado de Pernambuco não oferecem aulas de educação física e que essas aulas de educação física precisam ser ministradas por licenciado em educação física e quite com o Conselho Regional de Educação Física, conforme Lei 9696/98 delegado Antonio Resende apresentou um Projeto de Lei Municipal para que os conteúdos curriculares da disciplina Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental e Médio sejam ministrados única e exclusivamente por professores de Educação Física, licenciados em nível superior, registrados no conselho profissional.

“Temos a ideia de que o Poder Legislativo produz pouco ou mal, mas essas duas leis mostram exatamente o contrário. São duas leis excepcionais para valorizar uma profissão tão importante como a educação física e principalmente proteger a sociedade. Infelizmente, há pedagogos e profissionais graduados em outros cursos ministrando aulas de educação física. A lei é clara quando diz que quem ministrar aulas de educação física sem ter graduação em educação física está cometendo crime de exercício ilegal da profissão”, explica o professor Lúcio Beltrão que também é advogado e um dos conselheiros do CREF 12.

Ainda de acordo Beltrão, a prática pela prática pode levar a violência, causar danos como lesões físicas e psicológicas, além de outros malefícios. A educação física ministrada por profissional habilitado aborda dimensões ética, estética e lúdica, mobilidade do corpo, manutenção do tônus muscular, da coordenação motora, cumprimento de regras, valores, competição, cooperação, liderança, limites e tantas discussões importantes para que tenhamos bons valores e um bom convívio social. “Esses benefícios teóricos e práticos só são oferecidos por graduados em educação física. Por isso essas duas leis aprovadas em Carpina precisam ser aprovadas nos outros 184 municípios pernambucanos” completa Beltrão.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *