‘Cães Doutores’ alegram Natal de crianças internadas em hospital no Recife

Em parceira com o ‘Projeto Cães Doutores’, a Associação Barãozinho distibui presentes no Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste, nesta terça-feira (19).

O Natal das crianças internadas na enfermaria pediátrica do Hospital Barão de Lucena, no bairro de Iputinga, na Zona Oeste do Recife, conta com uma presença especial este ano: os cachorros do ‘Projeto Cães Doutores’. A Associação Barãozinho, em parceria com o grupo, realiza, nesta terça-feira (19), uma ação de Natal com distribuição de presentes na unidade de saúde.

A ação tem o objetivo de melhorar as condições física e mental das crianças, além de aumentar a autoestima. As crianças poderão ter contato com os cães durante toda manhã. Os presentes que serão entregues foram recolhidos por meio de doações pela Associação Barãozinho, que realiza eventos ao longo de todo o ano na unidade hospitalar.

Os ‘Cães Doutores’ ajudam na melhora dos pacientes por meio de um método chamado cinoterapia. O cachorro atua como mediador do tratamento. São realizadas brincadeiras que trabalham a necessidade do paciente, como coordenação, movimento ou concentração de forma mais humanizada e com a presença dos cães.

Atualmente, 15 cachorros participam do grupo. Durante cada ação, participam de dois a quatro animais. O projeto conta com voluntários adestradores, tutores de cães e profissionais de saúde.

Além do Hospital Barão de Lucena, que recebe mensalmente a ação do grupo desde 2012, a iniciativa alcança outras unidades de saúde. São elas: o Hospital das Clínicas, na ala de psiquiatria, o Instituto de Medicina Integral Fernanado Figueira (Imip), no setor de reabilitação, bem como a ONG Afeto, que trabalha com autistas, e a Associação Novo Rumo.

Edição:Robson Ouro Preto