Alceu Valença lança regravação de ‘Pirata José’ em colaboração com Bia Villa-Chan

A canção é a aposta dos artistas para o Carnaval 2019 e está disponível em plataformas de streaming. – Foto: Marcelo Ferreira / Divulgação

O sucesso consagrado Pirata José, de Alceu Valença, ganhou uma nova versão. A regravação conta com a participação da multi-instrumentista pernambucana Bia Villa-Chan, para um dueto especial. A música, que está disponível a partir de hoje no Youtube Music, Spotify, Itunes, Google Play e Deezer, apresenta novos acordes e arranjos. O trabalho do dueto resultou ainda em clipe, que também será lançado hoje nas redes sociais dos artistas.

Para Villa-Chan, o convite para a reedição da música surgiu como uma realização de um sonho. “Tudo começou por conta de Pirata José. Foi a canção que marcou o início da minha parceria musical com o meu grande mestre Alceu Valença. No carnaval de 2005, quando eu  ainda nem cogitava em ter a música como profissão e realização pessoal, Alceu me convidou para cantar ao lado dele para o grande público. E foi justamente essa a música escolhida”, destaca. Um ano depois, em 2006, Bia foi convidada novamente pelo artista para cantar no seu camarote em Olinda-PE, o “Sobradão da Folia”. “Mais uma vez, Alceu confiou em mim e me mostrou sua imensa generosidade. Foi um momento único. Tive a oportunidade de cantar para grandes artistas de âmbito nacional como Caetano Veloso, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo”, complementa.

Sobre o que o público pode esperar dessa nova versão, a cantora pernambucana adianta a presença de uma desconstrução da versão original para a inserção de arranjos do frevo lírico de pau e corda. “Esse tipo de som é composto principalmente pelo som do bandolim e da flauta. Possui um tom mais lírico e rebuscado. Dando maior ênfase ao bandolim, incluímos também elementos e ritmos do carnaval pernambucano. Começamos com o balanço suave do frevo de bloco e depois puxamos para a ciranda”, finaliza.