A importância da Segurança do Trabalho para as micro e pequenas empresas

 A importância da Segurança do Trabalho para as micro e pequenas empresas

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um relatório apontando que doenças e acidentes relacionados ao ambiente de trabalho são responsáveis pela morte de cinco mil trabalhadores por dia no mundo. Porém, muitos desses acidentes poderiam ser evitados com a adoção de pequenas medidas no dia a dia das empresas. Mas o que se vê são muitos empresários que ainda acreditam que investir em medidas de segurança é um gasto desnecessário.

 

A Segurança do Trabalho abrange normas regulamentadoras e leis criadas pela Associação de Normas Técnicas (ABT) para assegurar que as empresas propiciem um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus funcionários. Para possibilitar uma segurança de qualidade para a equipe, a empresa deve contar com um técnico em Segurança do Trabalho que será responsável por executar programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e acompanhar o resultado das medidas que foram implantadas através desses programas.

 

Uma das medidas mais importantes para a prevenção de acidentes é o uso do EPI (Equipamentos de Proteção Individual), direito assegurado a todo trabalhador de acordo com a Norma Regulamentadora NR 06. A falta de conhecimento das normas de Segurança do Trabalho, resultando no descumprimento destas, pode gerar medidas punitivas para as organizações. “Se a direção da empresa não investir financeiramente na Segurança do Trabalho e não se comprometer com os programas elaborados para identificar os riscos e seus agentes as consequências, serão sempre negativas,” afirma Wilson Leite, coordenador de Segurança de Trabalho do Grupo Trino.

 

O acidente de trabalho gera um custo alto para a empresa e para a sociedade, considerando que o funcionário lesado será afastado do cargo, resultando na necessidade de uma nova contratação. Além disso, a empresa é responsável pelos gastos no tratamento do acidentado. Por isso, Wilson Leite acredita que não existe gasto desnecessário quando se trata de Segurança do Trabalho, mas sim investimento.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *