34° Encontro do Clube de Leitura Floriterárias (Só para mulheres)

Foto: Floriterárias
Foto: Floriterárias
Floriterárias é um clube de leitura composto por mulheres
O grupo surgiu em Recife/PE, em abril de 2016, com administração e mediação de leituras por Anita Silva e Luciana Seabra, realizadas com leituras mensais. No círculo de mulheres diferentes gêneros literários são lidas obras de escritoras e escritores, nacionais ou estrangeiros.
Durante o mês, as impressões da leitura são socializadas nas redes sociais. Também são recebidas nos encontros autoras e autores pernambucanos, afim de fortalecer a literatura local. Há promoções de ações e parcerias literárias. Nos encontros presenciais, gratuitos e itinerantes as ideias são trocadas entre as mulheres, garantindo um lugar de fala, troca e escuta com a proposta de fortalecer a mulher leitora.
No aniversário de três anos do Clube de Leitura Floriterárias (só para mulheres) acontece a leitura da biografia da destemida Maria Bonita (1910-1938), ou Maria de Déa (Maria Gomes de Oliveira), a mulher mais importante do cangaço brasileiro.  A biografia escrita pela paulistana Adriana Negreiros, de origem nordestina,  “Maria Bonita – Sexo, violência e mulheres no cangaço”, da Editora Objetiva, trás uma mulher transgressora, corajosa, além do seu tempo e dona de si, que em pleno sertão do nordeste dos anos 30, largou o marido, com quem era infeliz, para acompanhar o fora-da-lei mais procurado do Brasil, era uma espécie de precursora da liberdade feminina.
Em seu livro de estreia, Adriana apresenta uma nova perspectiva das mulheres que não existia naquela época. Escreveu sobre o cangaço sem romantismo e sem a figura de Lampião como protagonista, e sim pelo olhar das cangaceiras, das mulheres corajosas e guerreiras, das lutas, dos sofrimentos e crueldades que sofriam, como vítimas do machismo, das desigualdades e das vozes silenciadas.
O encontro será sábado, dia 27 de abril, às 14h, no Ateliê Arte Machê Café – Rua São Bento, n° 90, Varadouro, Olinda
O livro do mês de abril “Maria Bonita” de Adriana Negreiros na Livraria Vozes com 20% desconto.
Rua do Príncipe, 482, Boa Vista, ao lado da UNICAP
WhatsApp da livraria (24) 99275-4462